Trilha do Vinil

Posted on outubro 22, 2010 por

0


Objetivo: Fazer uma trilha sobre lojas de vinil localizadas na região da Vila Madalena. A pesquisa será feita no próprio bairro, mas também no bairro de Pinheiros. Tentaremos descobrir lugares interessantes para comprar, trocar e vender LPs. Pretendemos também dar dicas de onde encontrar raridades.

Justificativa: O disco de vinil, conhecido simplesmente como vinil ou ainda Long Play (LP), é uma mídia que surgiu no início de 1948, substituindo os antigos discos de goma-laca de 78 rotações. A partir do final da década de 1980 e início de 1990, a invenção dos compact discs (CD) prometeu maior capacidade, durabilidade e clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil ficarem obsoletos e desaparecerem quase por completo. No entanto, a febre do que é considerado retrô – volta às épocas passadas – está em alta, o que também fez os vinis voltarem com toda a força. O interesse de muitas pessoas por esta mídia antiga, a quantidade de lojas com o material na região e a falta de informações sobre o assunto nos impulsionou a pensar esta trilha.

Metodologia: Entrevistas, áudio e fotos serão as ferramentas utilizadas na pesquisa. As informações serão coletadas em visita in loco. Pesquisa prévia na Internet e ferramentas de edição de áudio também farão parte do método para a produção da trilha.

Cronograma:
Semana 01 – 25 a 29/10 – Pesquisa, mapeamento das lojas e início das entrevistas

Semana 02 – 01 a 05/11 – Finalização das entrevistas e registro por meio de fotos

Semana 03 – 08 a 12/11 – Edição das entrevistas em áudio

Semana 04 – 15 a 19/11 – Edição dos textos produzidos para cada loja

Semana 05 – 22 a 26/11 – Edição das fotos e montagem do mapa/caminho da trilha

Semana 06 – 29 a 03/12 – Subir material finalizado para o blog

Trilha do Vinil: Desirèe Luíse e Vivian Lobato.

Anúncios
Posted in: projeto